Ola todo mundo... as atualizações não estão sendo tão frequentes quanto eu gostaria, mas faz parte da "mudança de paradigma" (eu postar de tempos em tempos já é uma grande coisa, eu diria ;-). De qualquer forma, como prometido, vou contar um pouco da rotina aqui.
Leicester é uma cidade relativamente pequena (300.000 habitantes), basicamente universitária, e com uma quantidade incrível de estrangeiros.
Verbete na Wikipedia sobre Leicester
Agora que estamos no meio das férias de verão, ao passear pela rua você encontra muito mais orientais, indianos, sauditas (acho) do que propriamente ingleses. Não tenho nenhum colega de laboratório inglês! São vários paquistaneses, um portugues, uma romena, um alemão, e outros que eu não sei de onde vieram.
Eu moro em uma "casa de apartamentos", o que para nós brasileiros (pelo menos para mim) é um conceito estranho. Se trata de um casarão, onde a porta principal da para uma espécie de "hall", com escadarias e várias portas que levam aos apartamentos. O interior das casas é geralmente feito de madeira, e range horrores de noite (para pessoas noturnas é quase impossível não fazer nenhum barulho). Os apartamentos (ou "flats" são bem normais: cozinha, sala, banheiro, quartos. Aqui locar quartos em um flat onde moram várias pessoas é bem normal, e todo mundo parece fazer isso (morar sozinho parece estranho...). Uma diferença importante, que eu notei, é que o conceito de "limpo" no interior das casas é um pouco diferente do que eu estava acostumado no Brasil... acho que nós somos bem mais estressados com pó acumulado nos lugares que eles, de forma geral. Tirando isso, o apartamento é muito confortável, e tem de tudo: máquina de lavar, sistema de gás central, tv de plasma, tv por assinatura, etc... Claro que o conforto também equivale a contas, mas é compatível com o que recebo e, como eu não tenho custo de transporte, o que sobra fica só para comprar víveres, o que é bem tranquilo. Abaixo a foto do exterior da casa (a minha janela é a da cortina entreaberta).
Eu moro a 10 min. da universidade, atravessando o Victoria Park, que é praticamente do tamanho da redenção. A diferença é que é muito mais vazio: os parques ingleses parecem ser grandes gramados abertos. Cortando o grande gramado há "walks" (passeios de pedestre e bicicletas) com árvores dos dois lados. Vejam a foto da universidade (tão logo eu chego na "beirada" do parque), e da metade do caminho até a universidade.
A universidade é bem bonita e organizada, e atualmente tranquila (férias, férias...). A minha rotina é basicamente a mesma do Brasil: acordar, ir para a faculdade, trabalhar, voltar, ver teve, "nerdear" no computador, dormir, etc... A principal diferença é que a qualidade de vida aqui é muito melhor: o transito é pacato (as pessoas respeitam os sinais), os carros não fazem tanto barulho, não tem tanta gente nas ruas, e as que estão não rua não gritam tanto. Como é cidade é pequena, não se demora quase nada no transito. Eu chego em 25 min. ao centro da cidade (a pé!). Para uma pessoa como eu que é fundamentalmente pedestre, é uma maravilha.
Na universidade todos são realmente muito amigáveis e prestativos. Tive alguns problemas para conseguir me estabelecer (minha condição especial de "visitor student" não constava nos protocolos padronizados). Mas depois de resolver as burocracias fundamentais, e eu já me sinto praticamente em casa.
O meu colega de apartamento está se recuperando de uma complicação de mononucleose, o que faz com que ele tenha que repousar bastante e não possa beber, sair muito na rua, etc. Isso tem ajudado a manter a minha taxa alcoolica baixa nesse período, o que para a minha tese tem sido bastante bom. Volta e meio eu dou uma fugida para o que seria equivalente à "Lima e Silva" para tomar um "pint" (quase 600ml) de alguma cerveja que eu não conheço, matar um tempo e voltar para a casa. Fora isso, tem sido perfeito para me concentrar na tese e ao mesmo tempo ter uma boa qualidade de vida... Só não dá para negar que a saudade do Brasil é uma constante, especialmente da namorada, família e amigos!
Bem, vou voltar aqui para o batente então. Vejamos se eu consigo atualizar essa página com mais frequencia agora...
Abração!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Êêêê, vidão!
ResponderExcluirMuito legal, Mira! É merecido.
Aproveita o tempo aí. Mostra pra esses ingrêis do que é feito um ERAD-Boy!
E vê se posta mais frequentemente. E responde mails. E dá notícias. :D
Abraço!
Em tempo: aaaaaahh, um futebolzinho nessa graminha, hein? :)
ResponderExcluirQueriduxo!! Fiquei muito feliz em ler teu post! Realmente a tua qualidade de vida deve ser bem maior. Já imaginou se nossa POA fosse assim?! Seria maravilhoso nós todos irmos para essa "Lima e Silva" e tomar o "pint" juntos, hein?!
ResponderExcluirhehehehehehehe
E papear muito!
Como sempre, te desejo tudo de bom aí!
Tu merece!
Beijos com saudades, dessa amiga chata aqui.
Feliz Aniversário Mira!
ResponderExcluirParabéns, muitas felicidades nessas novas aventuras inglesas.
Um abraço para ti e para a Rainha.